Sobre a Adasa

   

A Adasa é a agência reguladora e fiscalizadora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal. Criada em 2004 pela Lei Distrital nº 3.365, de 16 de junho de 2004, como autarquia, órgão independente, dotado de autonomia patrimonial, administrativa e financeira, com prazo de duração indeterminado, teve suas competências ampliadas pela Lei Distrital nº 4.285, de 26 de dezembro de 2008.

O Distrito Federal tem atribuições de Estado e de Município. Essa característica torna a ADASA a única agência reguladora do Brasil que atua na regulação simultânea do bem natural água (atribuição do Estado) e dos serviços de saneamento básico (atribuição do município). Portanto, a ADASA acompanha, regula e fiscaliza o ciclo completo do uso da água, com especial atenção na retirada dos corpos hídricos e na devolução de águas usadas ou de efluentes.

As áreas de atuação da ADASA compreendem, além dos diversos usos de recursos hídricos, a energia restrita à distribuição de gás canalizado e os serviços de saneamento básico (abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas), que foram conferidos à Adasa pela Lei Distrital nº 4.285, de 26 de dezembro de 2008.

Em todas suas atividades, a ADASA necessita do envolvimento e da participação da sociedade para garantir o atendimento e a qualidade dos serviços a todos os cidadãos, com tarifas moderadas e a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro das prestadoras de serviços.

Por delegação da ANA, a Adasa é a responsável pela outorga em rios federais.

Para saber mais sobre a Adasa, http://www.adasa.df.gov.br/