Dicas de uso consciente da água

Como você está usando a água? A ADASA preparou algumas dicas de como utilizá-la de forma consciente. Leia, repense e evite o desperdício!

1. Evite banhos longos 
Reduza o seu tempo de banho e ajude a economizar água e energia. Se você demora no banho 10 minutos, você gasta em torno de 90 a 180 litros de água limpa. Você pode colaborar para o menor custo no tratamento e distribuição de água.  

2. Escovando os dentes
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta até 25 litros de água, o equivalente a três escovações. Converse com amigos e familiares para sensibilizá-los para essa mudança tão simples nos hábitos de consumo.

3. Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma só vez. Essa simples ação ajuda a evitar o desperdício.  

4. Máquinas de lavar
Uma máquina de lavar com cinco quilos de roupa gasta em média 135 litros de água. Máquinas de lavar louças e roupa devem ser usadas totalmente cheias. Com isso, a frequência de uso é menor e há menos desperdício de água e energia. Você notará uma grande diferença nas suas contas.  

5. Limpeza de frutas e verduras
Antes de consumir frutas, legumes e verduras, é fundamental limpá-los para evitar doenças que podem ser transmitidas por meio deles. A água com água sanitária usada na higienização dos alimentos e a utilizada para o enxague pode ser guardada para uso no vaso sanitário e na faxina. Dê essa dica para os seus familiares.

6. Cozimento
Jogar fora a água do cozimento dos alimentos é um duplo desperdício: de água e de nutrientes, já que muitas vitaminas e minerais são solúveis. Essa água pode ser usada no preparo de outros alimentos e também para regar plantas.

7. Conserte vazamentos 
Se, de repente, a conta da água aumentar consideravelmente sem nenhum motivo aparente, procure um profissional para verificar se há vazamentos em sua casa. Assim, você contribui para haver mais água disponível.

8. Reutilize água
A água do último enxágue da máquina de lavar e da chuva podem ser usadas para lavar o quintal, regar plantas e até para dar descarga nos banheiros. Adquira hábitos sustentáveis.

9. Vaso Sanitário 
Cada descarga acionada no vaso sanitário utiliza cerca de 15 litros de água. Nos modelos com caixa acoplada são seis litros. Dê preferência por vasos sanitários de 6 litros, com duplo acionamento ou válvulas econômicas. Numa casa com três pessoas a economia é, em média, de 36 litros de água por dia. Evite o desperdício, pense a longo prazo.

10. Feche bem as torneiras
Uma torneira gotejando desperdiça cerca de 46 litros de água por dia. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene.

11. Fique atento à conta de água
Torneira pingando, encanamento vazando, descarga desregulada? Fique de olho, pois essas são formas comuns de desperdício de água que podem pesar na sua conta de água.

12. Não deixem as crianças brincarem com água
Apesar de divertida, a brincadeira pode passar a ideia que a água é um recurso infinito. Ensine as crianças que a água é um bem precioso e finito.

 



OuvidoriaCanais de Atendimento
A Adasa possui os seguintes canais de atendimento
Fale com a ADASA

Atendimento Geral

(061) 3961-5000

Fale com a ADASA

Atendimento sobre Recursos Hídricos

(061) 3961-4941 ou

(061) 3961-4971

outorga@adasa.df.gov.br

Telefone

Ouvidoria

(61) 3961-4900

ouvidoria@adasa.df.gov.br