Manual de Drenagem (NOVO)

   

O objetivo deste Manual é apresentar critérios para estudos de concepção e projetos de sistemas de drenagem no Distrito Federal dentro de uma visão integrada do manejo das águas pluviais.

Com esse propósito, o Manual indica diretrizes tanto para a ampliação do sistema de drenagem, em consonância com a expansão urbana, como para a adequação do sistema de drenagem existente em áreas já urbanizadas e sujeitas a alagamentos e inundações.

O Manual apresenta técnicas de engenharia de drenagem como parte de um espectro mais amplo. Por isso trata, além dos critérios técnicos de hidrologia e hidráulica, de questões relevantes que contribuem para soluções efetivas, como:

 

- Sistema institucional de gestão;

- Ações estruturais e não estruturais para redução dos riscos de alagamentos e inundações;

- Controle da poluição hídrica;

- Planejamento urbano;

- Impactos ambientais;

- Gestão de resíduos sólidos;

- Controle de erosão e assoreamento;

-  Recomendações construtivas para medidas de controle na fonte;

- Diretrizes para manutenção.

 

É importante destacar que este Manual tem efeito normativo. Portanto, os projetos de drenagem e manejo de águas pluviais do Distrito Federal, elaborados a partir da edição deste Manual e após a fase de transição descrita no Capítulo 18, deverão observar os conceitos e parâmetros aqui apresentados. Não obstante, poderão ser propostos critérios diferentes dos aqui abordados, que possam contribuir para a melhoria dos serviços de drenagem e manejo de águas pluviais do DF, desde que fundamentados tecnicamente e previamente aprovados pelos órgãos gestores responsáveis.

 

 

O Manual está disponível em 3 formatos:

 

Manual de Drenagem – Formato Revista Digital

Manual de Drenagem – Formato E-Pub (E-book)

Manual de Drenagem – Formato PDF