8º Fórum Mundial da Água abre inscrições para Vila Cidadã

credenciamento vila

 

O 8º Fórum Mundial da Água deve reunir cerca de 45 mil pessoas entre 18 e 23 de março, em Brasília. Dentro do evento, haverá espaços gratuitos e abertos ao público: a Feira e a Vila Cidadã, localizadas no Estádio Nacional Mané Garrincha. Para ter acesso, o visitante deverá realizar um credenciamento prévio, que já está disponível no aqui.

A Vila Cidadã terá atividades interativas voltadas para a construção de diálogos com a sociedade, com exposições lúdicas repletas de tecnologia, palestras, cinema, apresentações artísticas. É um espaço aberto a todos que quiserem participar e incentivar debates voltados para melhorar o uso consciente da água.

O objetivo da Vila Cidadã é ampliar a consciência, a atenção pública e a participação social para assuntos relacionados à água, além de promover soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam no cotidiano. A Vila ocupará uma área de 10 mil metros quadrados e funcionará do dia 17, um dia antes da abertura oficial do evento, ao dia 22 de março, sempre das 9h às 22h.

O credenciamento da sociedade também permite o acesso à Feira do 8º Fórum Mundial da Água. Nela, as instituições apresentarão o que pensam e fazem em prol da água. É uma vitrine para produtos, serviços e soluções entre empresas públicas e privadas, consumidores, organizações não governamentais, sociedade e interessados no tema.

A plataforma de credenciamento gratuito para visitantes estará disponível inclusive durante os dias do 8º Fórum Mundial da Água. Haverá espaço para credenciamento de visitas em grupo com horários definidos. O credenciamento prévio vai permitir o acesso às atividades da Vila Cidadã e da Feira de maneira mais rápida, evitando filas nos dias do evento. 

Atrações da Vila Cidadã

A avenida Olhos D’Água será a porta de entrada dos visitantes para a Vila Cidadã, um espaço de entretenimento e educação aberto a toda a população durante o 8º Fórum Mundial da Água. Ao longo do trajeto, fotografias de grandes rios do planeta conduzirão a uma imersão no tema da água e sua importância para manutenção da vida.

O Mercado de Soluções apresentará 60 experiências individuais ou comunitárias de diversas partes do mundo, todas relacionadas a boas práticas no uso da água. A ideia é que os visitantes percebam que podem replicar as iniciativas ou criar suas próprias soluções.

Outras experiências poderão ser conhecidas no cinema da Vila Cidadã, que exibirá filmes vindos de diferentes países que tenham relação com a água. Haverá sessões de cinema especiais montadas em quatro horários diários, do dia 18 e 22 de março. Serão exibidos 18 longas e 25 curtas nacionais e estrangeiros com histórias que remetam à conservação e ao uso da água. O Green Film Festival, organizado pelo Filmambiente Festival, premiará os melhores longas e curtas metragem apresentados, escolhidos por um júri internacional e também pela escolha do público.

Uma arena com capacidade para 300 pessoas abrigará conferências, apresentações e talk shows com convidados nacionais e internacionais. A arena será um ponto de encontro para o diálogo e a interação entre os participantes das diversas áreas do 8º Fórum.

Unir os temas água e meio ambiente e relacioná-los ao cotidiano das pessoas é a ideia do espaço Green Nation, que terá caráter educativo e interativo e contará com cenários imersivos, voltados para visitantes de todas as idades.

O Espaço Brasília contará com ampla programação de atividades para apresentar a capital do país, cidade-sede do 8º Fórum Mundial da Água.

Os visitantes também poderão desfrutar de food bikes de diversas especialidades espalhadas pela Vila.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
aci@adasa.df.gov.br
(61) 3961-4909/4972