Comitês de Bacias Hidrográficas do DF têm inscrições abertas

CBH

 

Começa hoje o período de inscrições para participar dos três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do DF. Os órgãos colegiados que fazem parte do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Distrito Federal foram criados em 2010 e são vinculados ao Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal – CRH/DF. As inscrições das entidades interessadas em compor os comitês serão de hoje (2) a 15 de fevereiro.

Juntos, os comitês são formados por cerca de 70 integrantes, com representantes do governo, de setores de usuários das águas, de entidades e membros da sociedade civil organizada com atuação na área. Os também chamados “Parlamentos das Águas” possuem atribuições normativas, deliberativas e consultivas. O Distrito Federal possui três CBHs: Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá (afluentes da bacia do Rio Paraná no DF); Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preto (afluentes da bacia do Rio São Francisco no DF); e Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Maranhão. O atual mandato nos CBHs se encerrou e deu-se início ao processo de escolha da representação de 2018-2021.

Cada comitê é composto por representantes de três setores: usuários de recursos hídricos (indústria, mineração, abastecimento urbano e lançamento de efluentes urbanos, irrigação e uso agropecuário; hidroeletricidade, lazer, turismo, pesca, aquicultura e usos não consuntivos); organizações civis envolvidas com recursos hídricos (universidades, institutos de ensino superior e entidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; sindicatos de trabalhadores, associações técnicas e profissionais não governamentais e associações comunitárias); e entidades ambientalistas ou relacionadas a interesses difusos, mais conhecidas como ONGs. Além destes, órgãos do poder público relacionados ao gerenciamento ou uso de recursos hídricos também integram os comitês.

Os interessados deverão acessar o edital, conforme a localidade da bacia para exercer as atividades, com informações, regras, cronograma e formulários de inscrição: http://www.adasa.df.gov.br/regulacao/conselhos-e-comites 

INSCRIÇÕES PARA OS COMITÊS DO MARANHÃO E PRETO

Os participantes deverão levar o formulário (modelo I) anexo do edital preenchido e os documentos à Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), e protocolar na Superintendência de Recursos Hídricos – SRH.

Endereço: SAIN Estação Rodoferroviária de Brasília, S/N – Ala Norte – CEP: 70631-900, Brasília, DF.

INSCRIÇÕES PARA O COMITÊ DO PARANOÁ

Os participantes deverão levar o formulário (modelo I) anexo do edital preenchido e os documentos ao Ibram (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental) e entregá-los à Superintendência de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental – SUPEM/IBRAM.

Endereço: SEPN 511, Edifício Bittar, Bloco C – Brasília – DF, CEP 70750-540.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
aci@adasa.df.gov.br
(61) 3961-4909/4972