Inscrições abertas para oficina do processo regional do Fórum Mundial da Água

A Comissão Brasileira para Programas Hidrológicos Internacionais (COBRAPHI) realizará oficinas de apresentação e contribuição ao Relatório solicitado pelo Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e o Caribe (PHI-LAC) da UNESCO. As oficinas fazem parte dos trabalhos do Processo Regional do 8° Fórum Mundial da Água, que será realizado ente os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília (DF).

O PHI-LAC, enquanto coordenador do Processo Regional para a América do Sul, solicitou relatórios às Comissões Nacionais do PHI – CONAPHIs da América do Sul.  No caso do Brasil, coube à COBRAPHI a tarefa de produzir uma minuta desse relatório.

O Relatório Regional Brasil trata da temática dos recursos hídricos no país e as contribuições a ele aportadas nessas Oficinas ajudarão na obtenção de uma visão mais completa sobre o tema e na consolidação do material a ser encaminhado ao PHI-LAC. Serão realizadas oficinas nas regiões Nordeste (Recife/PE, 15 de agosto), Norte (Belém/PA, 18 de agosto), Sudeste (São Paulo/SP, 21 de agosto), Centro Oeste (Brasília/DF, 22 de agosto e Sul (Porto Alegre/RS, 24 de agosto). Também será realizada uma consulta pública por meio da plataforma eletrônica do 8° Fórum Mundial da Água (http://www.worldwaterforum8.org).

Após análise das contribuições obtidas nas oficinas e via plataforma eletrônica, o Relatório será encaminhado ao PHI-LAC, como contribuição ao Documento sobre a América do Sul, a ser enviado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, coordenador do Processo Regional das Américas, para integrar-se ao conteúdo do Relatório das Américas do Processo Regional do 8° Fórum Mundial da Água.

A Oficina da região Centro Oeste acontecerá em Brasília (DF), no dia 22 de agosto de 2018, no auditório Flávio Terra Barth da Agência Nacional de Águas (ANA), Setor Policial, Área 5, Quadra 3, Bloco "L", das 13h30 às 18h00. As inscrições deverão ser realizadas na plataforma eletrônica do 8º FMA e se encerrarão quando atingida a capacidade do auditório.

Contribuições também poderão ser encaminhadas por meio de formulário específico disponível na plataforma eletrônica do 8° Fórum Mundial da Água de 14 a 25 de agosto, quando a página será encerrada. Mais informações estão disponíveis na página eletrônica do 8° Fórum Mundial da Água.

A minuta do Relatório Regional Brasil e o formulário online de inscrição para a Oficina estão disponíveis no endereço http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/regional-process-commission, e o formulário para contribuição ao Relatório será disponibilizado no dia 14 de agosto.

Agenda da Oficina:

14h00–14h30: Abertura e Boas vindas

14h30–15h00: Apresentação do 8º Fórum Mundial da Água e dos seus Processos

15h00-15h30: Apresentação do Processo Regional das Américas e da minuta do Relatório solicitado pelo Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e o Caribe (PHI-LAC), coordenador da América do Sul do Processo Regional das Américas do 8º Fórum Mundial da Água.

15h30 -15h50: Coffee Break
15h50 -17h00: Dinâmica de grupos para elencar as contribuições.
17h00 - 18h00: Apresentação das conclusões e sugestões resultantes da dinâmica de grupo.
18h00: Encerramento