Comunidade faz mutirão para limpar o ribeirão Sobradinho

2

A Escola Classe Córrego do Meio de Planaltina vai propor para sábado (8) um dever de casa diferente para alunos, professores e moradores da região: formar uma força tarefa junto com um grupo de caminhada do Distrito Federal (Cerratense) e o Ecomuseu para limpar as três cachoeiras formadas ao longo de dois quilômetros do ribeirão Sobradinho, um dos mais poluídos do DF. Cerca de 30 alunos de 10 a 12 anos integrarão o grupo de voluntários.

O mutirão foi organizado pelo professor e historiador Robson Eleutério, frequentador e pesquisador da região. Ao observar a piora na qualidade ambiental, fruto da poluição das águas e também do excesso de lixo nas margens do ribeirão, Robson reuniu grupos de liderança e convidou a população para fazer a limpeza do local, por conta própria.

Engajado com a questão da história e cultura local da região, o professor disse quer começar a preparar o ribeirão Sobradinho para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em março do ano que vem em Brasília. Quer propor maior visitação a área para que os locais e turistas possam conhecer e apreciar o cerrado e sua história, suas riquezas.

Segundo Robson, a limpeza é só uma primeira etapa de uma série de ações que serão necessárias para recuperar o rio. “Ainda tem de despoluir, continuar limpando e conservar. Cobrar de todos, governo e população, para que isso seja feito”, afirmou.

Quem quiser participar da força tarefa basta chegar à concentração da Escola Classe Córrego do Meio, em Planaltina, às 9h da manhã de sábado, com sapatos e roupas confortáveis, além de muita disposição para arregaçar as mangas e fazer a faxina nas margens do rio.

 

 

 

     

Programação:

8h30 - Encontro no IFB - Escola Técnica Federal (Colégio Agrícola)

9h - Concentração na Escola Classe Córrego do Meio

9h30 - Saída para a Caminhada

12h - Almoço em restaurante rural

13h30 - Retorno (40 min)

•             Fotos : http://cerratense.com.br/

 

Organizadores do mutirão: Ecomuseu / Academia Planaltinense de Letras / Escola Classe Córrego do Meio / Instituto Cerratense / Grupo de Caminhada de Brasília

Mais informações sobre o ribeirão Sobradinho

http://www.adasa.df.gov.br/710-adasa-inicia-estudos-para-recuperacao-do-ribeirao-sobradinho

http://www.adasa.df.gov.br/714-quando-um-rio-fala 

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
aci@adasa.df.gov.br
(61) 3961-4909/4972

www.economizeagua.com.br
#cadagotaconta