Fórum Mundial da Água discute boas práticas no tema Desenvolvimento

2.1A água é fundamental para toda a atividade humana. A maneira como ela é utilizada e gerenciada possui papel crítico no desenvolvimento sustentável, que requer o compartilhamento da água com a participação de diferentes setores. “Desenvolvimento” é o sexto tema da série do 8º Fórum Mundial da Água, que tem apresentado as principais discussões dentro da plataforma ‘Sua Voz’ nos temas Clima, Pessoas, Urbano, Ecossistemas e Financiamento.

O objetivo é chamar os cidadãos para compartilharem experiências e conhecimentos, incentivando o debate sobre o uso sustentável da água. Qualquer pessoa pode participar das discussões, não precisa ser especialista. Na primeira rodada de consulta à plataforma, realizada entre fevereiro e abril deste ano, a sala “Desenvolvimento” recebeu mais de 100 contribuições dos mais variados públicos.

A relação entre desenvolvimento sustentável e capacitação abriu os debates na sala “Desenvolvimento”, na plataforma “Sua Voz”. Mariana Braga, especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), uma das participantes, lembrou da importância que “ações de educação e capacitação têm no fortalecimento dos sistemas que gerenciam recursos hídricos”. Ela citou que a entidade tem lançado mão da tecnologia para promover cursos de educação à distância, no intuito de envolver mais pessoas na gestão de águas.

Garantir o acesso universal e igualitário à água potável até 2030 é uma das metas estabelecidas pela ONU para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 6 – Água Limpa e Saneamento (ODS 6). Nesse sentido, Thamsanqa Ncube, voluntário de desenvolvimento da Unesco na África do Sul, reforçou que a gestão racional da água possibilita uma vida mais digna e assegura ações sustentáveis a longo prazo.

Yasmina Rais, uma das moderadoras da sala e analista de desenvolvimento e capacitação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lembrou que o acesso à água é uma questão séria em todos os países em desenvolvimento, essencialmente para grupos marginalizados - que vão desde mulheres e crianças até setores mais pobres da sociedade. “Precisamos reunir as práticas de sucesso de países que conseguiram lidar com essas questões sobre a água e garantir que a população tenha amplo acesso a esse recurso”, pontuou.

Participe dos próximos debates
De 3 a 16 de julho, Governança será a pauta dos debates da sala Desenvolvimento. De 17 a 30 de julho, Compartilhamento será o centro das discussões. Por fim, de 31 de julho a 13 de agosto, serão voltados para a Sustentabilidade.

Legado para o 8º Fórum
As contribuições deixadas na plataforma “Sua Voz” servirão como eixos norteadores para os debates que irão acontecer no Fórum Mundial. É uma oportunidade única para a sociedade discutir com governos, pesquisadores, ONGs e empresários a respeito da organização e da gestão compartilhada da água. As discussões que antecedem o evento estão sendo pautadas na troca de experiências inspiradoras de políticas e práticas necessárias para melhorar a gestão da água no Brasil e em outros países.

*Reprodução de http://www.worldwaterforum8.org

Assessoria de Comunicação e Imprensa
aci@adasa.df.gov.br
(61) 3961-4909/4972