Novo sítio prioriza serviços e acesso do cidadão à informação

Nesta sexta-feira, 2, estreia na internet o reformulado sítio eletrônico da Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). O www.adasa.df.gov.br, principal veículo de comunicação da instituição, passou por modernização a fim de prestar mais serviços e facilitar o acesso a informações que são de interesse do cidadão, no seu dia a dia. As mudanças são resultado da análise crítica da antiga página, que esteve no ar por sete anos, e resultaram na maior oferta de recursos online.

 O novo sítio eletrônico está em sintonia com os mais recentes modelos de home page. Para colocar o seu espaço na web de acordo com as regras vigentes no dinâmico mercado da tecnologia da informação (TI), a Adasa contratou consultor, que fez parceria com a equipe de gestores em TI da agência reguladora. Esse trabalho resultou numa plataforma que facilita o acesso às informações geradas pelo órgão, ao mesmo tempo em que serve para esclarecer dúvidas dos usuários e reduzir o prazo no atendimento.

 A inclusão no cadastro de usuários de recursos hídricos, exigência da Adasa para os empreendedores ganhou formato que estimula o usuário a incluir os dados de forma amigável. No modo antigo, disponível na página que deixa de ir ao ar, o cidadão lidava com formulário que terminava por incentivar a decisão pelo atendimento presencial, o que obrigava o deslocamento até a sede da Agência, na antiga Rodoferroviária. Há a intenção de que, no futuro, esse atendimento online possa inclusive gerar um pedido de outorga.

 Demandas

A reformulação também permitirá o acompanhamento pela internet da tramitação dos pedidos de outorga – por ora, em razão da crise hídrica, a análise desses processos está suspensa. Cidadãos e profissionais da imprensa também ganham a possibilidade de apresentar demandas pela internet, por meio de formulário específico, sem a necessidade de contato físico ou telefônico com a Ouvidoria e a Assessoria de Comunicação e Imprensa. Para o autor do pedido, maior comodidade e, para a Adasa, uma melhor gestão do atendimento, desde o cadastramento.

 “Os sites da administração pública, amplamente utilizados pelos cidadãos, precisam ser modernos para atenderem aos padrões de qualidade do atendimento eletrônico”, explica o chefe da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Adasa, Geraldo Barcellos. “Ao ampliarmos a atuação do órgão público por meio desse recurso, os atendimentos telefônicos e pessoais diminuem automaticamente e a capacidade de produção da agência reguladora em relação à prestação de serviço é ampliada.”

 O desenvolvedor web Wanderson Albuquerque atuou como consultor especificamente na reformulação do site da Adasa e se dedicou durante três meses ao projeto. “No trabalho de concepção e de construção da nova ferramenta, os técnicos de TI se preocuparam em criar uma ferramenta capaz de associar as principais necessidades da agência, em relação ao objetivo de informar o público em geral, em sintonia com a funcionalidade do sistema”, comenta. “Sites de fácil navegação, simples e completos, em termos de repasse de informação pública, serviram como inspiração.”

 O monitoramento da nova ferramenta de comunicação social será permanente e ficará a cargo da equipe de TI da Adasa, em parceria com o pessoal da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI). A expectativa de retorno dinâmico, com a chegada de avaliações do novo serviços a qualquer tempo, faz prever o contínuo aperfeiçoamento do novo site. “O relacionamento do cidadão com o produto vai gerar um feed back que será determinante para a continuidade do trabalho”, antecipa Geraldo Barcelos.

 

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