Workshop discute plano estratégico para o programa Produtor de Água no Descoberto

 

Foi realizado na terça-feira (31/3) o 2° Workshop para discussão do Plano Estratégico da Bacia do Alto Descoberto, que servirá de base para a implantação do programa Produtor de Água na região. O evento reuniu mais de 30 pessoas, por teleconferência. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) integra o grupo de 19 parceiros do programa.

A Organização Não Governamental The Nature Conservancy do Brasil” (TNC), parceira do projeto, apresentou versão preliminar dos diagnósticos socioeconômico, ambiental e hidrológico da bacia, que serão a base para o estabelecimento do plano estratégico de ações.

O programa Produtor de Água busca incentivar ações de conservação da água e do solo em propriedades rurais do Alto Descoberto e prevê atividades como melhorias tecnológicas nos processos de produção agrícola, saneamento rural, educação ambiental e ações voltadas para a prática da agricultura sustentável, por meio do pagamento ao produtor por serviços ambientais.

A região do Alto Descoberto é considerada estratégica para o reservatório do Descoberto, responsável pelo abastecimento de mais de 60% da população do Distrito Federal.
O Produtor de Água do Descoberto tem como referência o programa desenvolvido na Bacia do Pipiripau, que conta hoje com a participação de mais de 1/3 dos produtores rurais locais.

Além da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e da TNC fazem parte do programa os seguintes parceiros: Agência Nacional de Águas (ANA); Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA); Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF); Instituto Brasília Ambiental (Ibram); Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad); Saneamento de Goiás S/A (Saneago); Município de Águas Lindas de Goiás; Município de Padre Bernardo (GO); Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER/DF); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco); Associação de Agricultura Ecológica (AGE); Associação dos Produtores e Protetores da Bacia do Rio Descoberto (Pró-Descoberto); Centro Internacional de Água e Transdisciplinariedade e WWF-Brasil.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br