Adasa conquista prêmio Índice de Transparência Ativa

 

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu nesta quinta-feira (5/12) o prêmio Índice de Transparência Ativa, instituído pela Controladoria-Geral do DF. Dos 88 órgãos e entidades públicas analisados, a Adasa ficou entre os 54 que cumpriram a lei distrital de acesso à informação e alcançaram 100% do índice.

O diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, que participou da cerimônia no Palácio do Buriti, considera a premiação o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo órgão e o fortalecimento do compromisso da Agência na prestação de informações à população. “Nós somos transparentes, prestamos todas as informações que nos são solicitadas e assim devemos continuar sempre. É parte da nossa missão prestar o melhor serviço possível para toda a população do DF, e é isso que estamos fazendo”, afirmou. Salles parabenizou a todos os servidores (terceirizados, comissionados e concursados) pelo “excelente” trabalho que vêm desenvolvendo e que permitiu essa conquista.

Participam do prêmio secretarias, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, órgãos especializados e autônomos e administrações regionais. Para atingir a meta, os órgãos devem divulgar nos respectivos portais da internet, informações de interesse coletivo e de caráter institucional, relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

Esta foi a quarta edição do prêmio Índice de Transparência Ativa da Controladoria-Geral do DF. Em 2016, quando a premiação foi instituída, apenas cinco instituições foram agraciadas. Em 2017 foram 27 órgãos e em 2018, 40.

Para o controlador-geral do DF, Aldemario Araújo Castro, a promoção da transparência pelo poder público é uma prestação de contas ao cidadão. “Essa atividade também aumenta o controle social e reduz o espaço para o cometimento de qualquer desvio, irregularidade ou corrupção. Quanto mais informação, mais dados e mais conhecimento do funcionamento da administração diminui o espaço para esses ilícitos", afirmou.

A cerimônia de premiação encerrou a V Semana de Integridade e Combate à Corrupção, realizada pela Controladoria.

Foto: Agência Brasília 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br