Adasa homenageia personalidades e instituições na Semana da Água

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realiza nesta quinta-feira, 21/3, evento alusivo à Semana da Água 2019, com homenagens a autoridades e instituições que atuaram na gestão, recuperação e preservação dos recursos hídricos no DF. Ao todo serão 13 homenageados, sendo cinco com o troféu “Guardião da Água” e oito com placas de reconhecimento. A solenidade será na sede da Adasa, a partir das 14 horas.

O ato solene de abertura será seguido de palestras, tendo a regulação como tema central e a análise do papel dos Comitês de Bacia Hidrográfica na Gestão dos Recursos Hídricos. Ao final, o diretor da Adasa Jorge Werneck fará uma exposição sobre a situação hídrica no DF.

Guardião da Água

Desde 2010, a Adasa premia autoridades e instituições atuantes na defesa dos recursos hídricos no DF. Os nomes são escolhidos pela diretoria colegiada da agência.

Neste ano recebem o prêmio:

José Sarney Filho, atual Secretário de Estado do Meio Ambiente do DF, pelo apoio dado, quando ministro do Meio Ambiente, à realização do 8º Fórum Mundial da Água, ocorrido em Brasília, no ano passado;

Israel Pinheiro Torres, ex-diretor da Adasa, pelos serviços prestados na gestão dos recursos hídricos do Distrito Federal;

Sérgio Koide, pesquisador e professor da UNB, pelos relevantes serviços de assessoramento e apoio à capacitação da equipe técnica da Adasa;

Sandra Kikuchi, produtora de Água no Pipiripau e presidente da Associação dos Usuários do Canal Santos Dumont, pela proatividade nas negociações para alocação negociada de água na bacia e na revitalização do Canal Santos Dumont, e

Marconi Borges, extensionista rural da Emater, pelo empenho no processo de alocação negociada de água no rio Jardim, Bacia do rio Preto, e na instalação de sistema de monitoramento remoto dos pivôs centrais, evitando perdas e mantendo o plano de irrigação.

Placa de reconhecimento

As placas de reconhecimento são entregues a instituições e representantes da sociedade civil que contribuíram com seus serviços na gestão dos recursos hídricos.

Serão agraciados, a Polícia Militar Ambiental; o Centro de Ensino Fundamental 4, do Gama; o Centro Educacional 7, na Ceilândia; a ONG Movimento Ocupe o Lago e a Rede Pede Planta, além dos produtores rurais Geovani Muller e Claudio Malinkski e a ex-assessora de Meio Ambiente da Caesb, Raquel de Carvalho Brostel.

programacao

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
aci@adasa.df.gov.br 
(61) 3961-4909/4972