Adasa inicia campanha de conscientização sobre o uso da água

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) lança a partir desta quinta-feira (14/3) campanha institucional que destaca a importância da água em todo o processo produtivo, desde a matéria prima à industrialização. “Você depende mais da água do que imagina, por isso é tão importante preservar. Se todo mundo ajudar, a água não vai faltar”, ressalta a mensagem, que tem como slogan a recomendação: “Use, reuse, economize”.

A campanha de conscientização, alusiva ao Dia Mundial da Água, traz novidades na divulgação.  Além das redes sociais, emissoras de rádio e TV, hotsite e busdoor, a campanha será divulgada em muros e paredes de comunidades de baixa renda (outdoor social), como mais um ponto de mídia externa. Circulará também em sete salas de cinema do DF, antes das exibições dos filmes Capitã Marvel e Bem-vindos à Marwen.

Estimativas mais otimistas são de que a disponibilidade de água no mundo para consumo humano (lagos, rios e reservatórios) é de 0,77%. Boa parte da água existente no planeta (97,5%) é salgada e o restante é de difícil acesso, armazenado em geleiras e reservatórios subterrâneos. A preocupação com o abastecimento torna-se cada vez maior, diante das mudanças climáticas, do crescimento populacional, da contaminação e do desperdício.

Diante deste cenário, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1993, a data de 22 de março como o Dia Mundial da Água. A cada ano, o colegiado discute um tema específico, na busca de reflexões sobre a necessidade de preservação dos bens naturais e em especial dos recursos hídricos. “Ninguém ficará para trás” é o tema deste ano, reforçando o direito universal à água, declarado pela ONU em 2016.

Como órgão regulador, a Adasa promove a gestão sustentável dos recursos hídricos, estimula o uso racional da água e persegue os padrões de quantidade e qualidade. Busca também contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), coordenados pela ONU, especialmente na questão da disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todo o mundo. Com esse propósito, realiza periodicamente campanhas de conscientização, como a que começa agora.  

Confira no hotsite da Adasa, algumas orientações para o uso racional da água 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
aci@adasa.df.gov.br 
(61) 3961-4909/4972