Projeto Descoberto Coberto recebe mutirão de semeadura direta

O Projeto Descoberto Coberto, coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), realiza na segunda-feira (7/1) o mutirão de plantio de espécies nativas do cerrado, por meio de semeadura direta. A ação, em parceria com o “Na Praia” e o WWF Brasil, encerra o ciclo de atividades sustentáveis para neutralizar as emissões de carbono da 4ª temporada do projeto cultural Na Praia, realizado de junho a setembro do ano passado. O “Na Praia” e o WWF Brasil executaram a semeadura de mais de 2 toneladas de sementes nativas do cerrado, que possibilitaram a restauração de 33 hectares no entorno do reservatório.

A iniciativa foi possível com o acréscimo de R$ 1 real no ingresso da última edição do evento e com o apoio do projeto Água Brasil, executado pelo WWF Brasil. O montante arrecadado foi destinado à compra de sementes, insumos e serviços para a preparação do solo e execução da semeadura.

Também participam da ação a Caesb, Ibram, Emater, ICMBio, Rede Sementes do Cerrado, Seagri, Grupo Zago, Associação Pró – Descoberto e UnB.

Os interessados em participar do plantio poderão enviar solicitação para o e-mail sustentabilidade@producoesr2.com.br .

Semeadura Direta

A semeadura direta (muvuca de espécies nativas do cerrado) consiste no cultivo de plantas nativas do cerrado, por meio do uso de sementes de diferentes espécies de árvores, gramíneas e arbustos, que são dispersas de maneira manual ou mecânica no solo. Do ponto de vista custo-benefício, a técnica é considerada eficiente, por não depender da produção de mudas para a restauração de áreas degradadas. Além disso, contribui para a reprodução fidedigna do ambiente natural do cerrado.

Descoberto Coberto

O Projeto Descoberto Coberto é fruto da parceria entre a Adasa, Caesb, Emater, Ibram, Seagri, ICMBio, MPDFT e produtores rurais da orla do Lago do Descoberto. O projeto, coordenado pela Agência, possibilita ações integradas na restauração ecológica às margens da bacia, para garantir a sustentabilidade dos corpos hídricos e o desenvolvimento da agricultura sustentável no local.

Serviço:

Plantio de Mudas – Projeto Descoberto Coberto