Adasa lança Trilhas e Caminhos para Sustentabilidade nas escolas

 

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal lançarão no dia 26 o livro “Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal”. O objetivo é oferecer opções à escola e ao professor de práticas sustentáveis e métodos de aplicação no ensino.

A publicação teve como ponto de partida o projeto Escola Sustentável, vinculado ao Adasa na Escola. O estudo sobre iniciativas para a redução de gastos com água e energia na Escola Jardim de Infância e Casa de Vivência, em Planaltina, originou as primeiras discussões para a elaboração do manual.

Link do Adasa na Escola - http://www.adasanaescola.df.gov.br

A ideia é estabelecer, mediante diagnóstico de avaliação do desempenho ambiental da escola, metas e prioridades a serem cumpridas, com a participação da escola, do aluno e da comunidade local. É ir além da intervenção física na unidade escolar, com a inclusão de métodos de ensino e pesquisa, recursos pedagógicos, sugestões de oficinas, entre outros.

O livro traz ainda indicações de leitura complementar, que podem ser acessadas na Biblioteca Virtual, localizada na página do projeto Adasa na Escola, no site da Agência.

Link biblioteca virtual - http://www.adasanaescola.df.gov.br/biblioteca_virtual.asp

Participaram da elaboração do livro as seguintes instituições: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF); Faculdade de Educação - Universidade de Brasília (FE/UnB); Serviço de Limpeza Urbana (SLU); Escola Técnica de Brasília (ETB); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Área de Proteção Ambiental do Planalto Central (ICMBio/Apa); Instituto Brasília Ambiental (Ibram); Instituto Federal de Brasília (IFB/CSAM); Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe/DF) e o Movimento Nossa Brasília.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
aci@adasa.df.gov.br 
(61) 3961-4909/4972