GT de Educação Ambiental realiza a segunda edição do Produtor de Água Mirim

Cerca de 350 alunos de 13 escolas da rede pública e particular de ensino do Distrito Federal participam da segunda edição do projeto Produtor de Água Mirim, realizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GT6), do Programa Produtor de Água do Pipiripau. A ação consiste na orientação teórica e prática sobre a importância do reflorestamento de árvores nativas do cerrado, para a preservação dos mananciais e conservação do solo. O objetivo é sensibilizar o aluno sobre a necessidade da prática sustentável e torná-lo multiplicador desse conhecimento.

Neste ano, a ONG Pede Planta – parceira do programa - forneceu 1.500 mudas de árvores nativas para serem plantadas pelos estudantes em 15 propriedades rurais, na região da bacia hidrográfica do Pipiripau, entre os dias 25 de outubro e 11 de dezembro.

Para a representante da Adasa no GT6, Louise Kaiser, a metodologia usada no projeto estimula o engajamento dos alunos na temática ambiental. “Antes do plantio, realizamos uma dinâmica em que a criança observa o ambiente onde está e imagina como ocorre o ciclo da água naquele lugar. No momento do plantio ela entende a importância da sua participação na preservação da água”, afirmou a educadora ambiental.

O projeto Produtor de Água Mirim é desenvolvido sempre no início do período chuvoso no DF, favorável para a plantação das mudas. Na primeira edição, entre outubro e novembro de 2017, o projeto envolveu 240 estudantes na plantação de 1.200 mudas de árvores nativas, em 12 propriedades rurais da região.

Participam dessa ação a Adasa, o DER, a Emater e o Ibram, que integram o GT de Educação Ambiental do Programa Produtor de Água do Pipiripau.

Concebido pela Agência Nacional de Águas (ANA), em 2001, o Programa Produtor de Água promove ações para a revitalização ambiental de bacias hidrográficas, como o reflorestamento e a conservação do solo, em áreas produtivas. No Pipiripau, o projeto foi implantado em 2012 pela Adasa, com a colaboração de 16 parceiros: ANA; Seagri-DF; Sema-DF; Caesb; DER-DF; Emater-DF; Ibram; Sudeco; Banco do Brasil; Fundação Banco do Brasil – FBB; Rede de Sementes do Cerrado; TNC; WWF; Ong Pede Planta; Embrapa e UNB.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
aci@adasa.df.gov.br 
(61) 3961-4909/4972