Estudo identifica potenciais pontos de captação de água subterrânea no DF


Estudo contratado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal identificou 187 pontos com bom potencial para a captação de água subterrânea no DF. Por ser uma fonte mais limpa ecom menor dependência da sazonalidade das chuvas, a água subterrânea pode representaruma reserva estratégica importante para complementar o abastecimento público, principalmente em momentos de escassez hídrica. Atualmente, segundo o estudo realizado pelo Departamento de Geologia da UnB, cerca de 15% do abastecimento no DF é feito por meio de poços tubulares.

Coordenado pelo geólogo José Eloi Guimarães Campos, o estudo faz parte do planejamento estratégico de identificação de novas fontes de água para o aumento da oferta hídrica no DF. O objetivo é garantir a infraestrutura hídrica necessária para enfrentar as variações demográficas, a expansão das atividades econômicas, o consequente aumento no consumo de água no DF, previstos para os  próximos anos, e as incertezas climáticas.

Além disso, a disponibilidade de água subterrânea contribui para que as outorgas de direito de uso da água, emitidas pela Adasa, tenham como base a gestão integrada dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais das bacias hidrográficas.

Dos 187 postos identificados, 27 deles apresentam alto potencial de exploração, em razão da proximidade das redes de energia e das adutoras da Caesb, assegurando menor custo de implantação dessas possíveis estruturas de captação. A estimativa é que a perfuração desses poços possa inserir nos sistemas de abastecimento cerca de 800 litros por segundo, quantidade suficiente para abastecer mais de 400 mil pessoas.

Para o diretor da Adasa, Jorge Werneck, é fundamental a realização de estudos para subsidiar ações que ofereçam maior segurança hídrica ao Distrito Federal. “O racionamento acabou, mas não podemos parar! Afinal, a população continua crescendo e o clima está cada vez mais incerto”, ressalta.


Assessoria de Comunicação e Imprensa
aci@adasa.df.gov.br 
(61) 3961-4909/4972