Fórum Mundial da Água aproxima países da América Latina

2O presidente da Adasa (Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do DF), Paulo Salles, destacou nesta quarta-feira (26) os compromissos assumidos pelo Brasil e por Brasília para receber o 8º Fórum Mundial da Água: aproximação com países latino-americanos, sustentabilidade e compartilhamento da água.

Salles discursou na abertura da segunda Reunião de Consulta às Partes Interessadas, encontro que vai até amanhã, em Brasília, e deve definir os temas que serão debatidos no Fórum em março do ano que vem.

“O Fórum vai ganhando seus contornos, vai ganhando uma face, uma especificidade, que vai fazer com que esse fórum difira dos outros – que seja tão bom quanto foram os outros e que antecipe o próximo Fórum do Senegal, em 2021, deixando um legado, um avanço em relação a todas as discussões que temos feito ao longo do tempo”, observou.

Sobre a aproximação com a América Latina, o presidente da Adasa afirmou que têm sido feitas muitas interações, com diversos países e organizações da região. “Essa parceria tem contribuído para que o nosso continente participe como um todo e mais fortemente nesse esforço mundial pela água”, disse.

De acordo com Salles, o compromisso da sustentabilidade entrou definitivamente na agenda do país, permeando discussões sobre temas comprometidos com a agenda 2030 para o ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Já o compartilhamento da água, afirmou Salles, tem acontecido pela divisão de responsabilidades, por meio de comitês de bacias hidrográficas, órgãos que fazem a gestão da água, governos, setores produtivos e sociedade”.

O presidente da Adasa destacou ainda que o tema compartilhar evoca sentimentos de fraternidade, solidariedade e instinto de cooperação pela sobrevivência, que são “a base para a construção de uma cultura de paz, que é o que nós todos queremos, neste momento grave que o planeta atravessa, com ameaças mais sérias para a estabilidade de todos”.

“Que sigamos construindo essa cultura de paz, essencial para que a gente tenha água para todos durante muito tempo, inclusive para as próximas gerações”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa 
Telefones: 3961-4909/4972 
aci@adasa.df.gov.br

 

 

 



OuvidoriaCanais de Atendimento
A Adasa possui os seguintes canais de atendimento
Fale com a ADASA

Geral

(61) 3961-5000 ou (61) 3961-4900

Telefone

Ouvidoria

162