Conselho de Recursos Hídricos ratifica Plano do Paranaíba-DF

 

O Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal aprovou por unanimidade, na quarta-feira (24/6), o Plano de Recursos Hídricos dos Afluentes Distritais do Rio Paranaíba (PRH Paranaíba-DF). Foi durante a 37ª reunião extraordinária do órgão, por videoconferência. O CRH é um órgão articulador, consultivo que delibera sobre temas hídricos no DF e ações demandadas pelos comitês de bacia.

O PRH Paranaíba-DF foi aprovado pelo Comitê de Bacia no dia 10 de junho. O objetivo do plano é garantir a quantidade e qualidade da água nas bacias hidrográficas dos rios Paranoá, Descoberto, São Bartolomeu, Corumbá e São Marcos, nos próximos 20 anos.

O estudo técnico foi contratado e coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), estabelece cerca de 100 metas e 300 ações e conta com um plano de monitoramento de implantação, por meio de indicadores de resultados.

A próxima etapa, segundo a coordenadora de Agência de Bacias Hidrográficas da Adasa, Alba Evangelista Ramos, será a implementação do plano e agregar parceiros nos vários temas tratados. Os recursos serão provenientes de programas federais, como o Progestão, emendas parlamentares e da cobrança pelo uso dos recursos hídricos no DF.

O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal - CBH Paranaíba-DF, Ricardo Minoti, ressaltou que o êxito do plano está condicionado ao reconhecimento das instituições. “Não tem como manter um plano de ação para garantir a qualidade e quantidade hídrica se o planejamento territorial urbano atuar no sentido contrário”, observou.

O Conselho de Recursos Hídricos deverá trabalhar para que o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), em discussão, considere o que foi gerado no PRH Paranaíba-DF em suas análises e decisões. 

O diretor da Adasa, Jorge Werneck, comemorou a ratificação do plano pelo Conselho. Segundo ele, as negociações avançam agora para a contratação dos planos de recursos hídricos dos outros dois comitês de bacia do DF (Preto e Maranhão), por ser o instrumento que dita o caminho para a adequada gestão dos recursos hídricos.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br



OuvidoriaCanais de Atendimento
A Adasa possui os seguintes canais de atendimento
Fale com a ADASA

Geral

(61) 3961-5000 ou (61) 3961-4900

Telefone

Ouvidoria

162