Adasa destaca-se no monitoramento hidrológico para o Progestão

 

A rede de monitoramento hidrológico da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) foi a melhor avaliada entre todas as entidades estaduais responsáveis pela execução do programa Progestão. O Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA) tem o objetivo de incentivar financeiramente os estados e o Distrito Federal no investimento de ações que fortaleçam o gerenciamento dos recursos hídricos. O acesso ao incentivo é condicionado ao cumprimento de metas.

De acordo com a Superintendência de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, a Adasa atingiu a pontuação de 97,11% no cumprimento de metas federais e distritais, ficando apta a receber a quinta parcela no valor de R$ 728.332,50.

A avaliação destaca especialmente o desempenho da Agência na transmissão de dados por telemetria, tecnologia utilizada para o monitoramento diário e em tempo real do nível dos rios e da incidência de chuvas. As informações são transmitidas em painéis interativos do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SIRH), e disponibilizadas no site da Adasa. Os dados contribuem para a eficiência do gerenciamento e garantia de disponibilidade hídrica. O esforço da equipe de monitoramento tem se concentrado na vigilância dos equipamentos, na manutenção e reposição de peças em tempo hábil para garantir a continuidade da transmissão de dados, sem interrupção.

Os recursos disponibilizados pelo Progestão são utilizados pela Adasa em ações de fortalecimento do monitoramento, bem como na contratação de estudos para a elaboração dos Planos de Recursos Hídricos.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br



OuvidoriaCanais de Atendimento
A Adasa possui os seguintes canais de atendimento
Fale com a ADASA

Geral

(61) 3961-5000 ou (61) 3961-4900

Telefone

Ouvidoria

162