Adasa na Escola comemora dez anos

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março de 2010, foi criado o Adasa na Escola. Trata-se de um programa de educação ambiental da Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) voltado para conscientizar alunos da educação infantil e fundamental da rede pública e privada de ensino do DF sobre a importância do uso racional da água, do combate ao desperdício, da preservação do meio ambiente e da destinação correta dos resíduos sólidos. Dez anos depois, a metodologia do programa alcançou mais de 264 mil alunos e ganhou visibilidade internacional.

O objetivo das palestras e dinâmicas realizadas pela equipe técnica do programa é formar agentes multiplicadores de práticas sustentáveis. Para isso, o Adasa na Escola também atua na formação de professores que recebem uma ampla variedade de recursos didático-pedagógicos, como cartilhas, módulos de planos de aula e cadernos de exercícios para aplicarem em sala de aula. O material também esclarece o papel da Agência na gestão e regulação dos serviços públicos.

A forma de abordagem do Adasa na Escola é lúdica e adequada para a faixa etária e realidade socioeconômica do público que pretende sensibilizar. Entre as ações educativas aplicadas nas mais de 500 visitas realizadas pelo programa, estão o “escovódromo”, que simula a escovação dos dentes e mostra a quantidade de água desperdiçada durante a ação, o jogo de tabuleiro, com perguntas e respostas sobre uso racional da água e coleta seletiva, além de brincadeiras como a amarelinha educativa, pescaria ecológica e dominó, que ensinam a forma adequada de separar o lixo reciclável do orgânico.

Em seu ano comemorativo, o programa de educação ambiental traz uma novidade às escolas: o teatro de fantoches. Os bonecos fabricados de material reciclado contam histórias de maneira divertida sobre o uso consciente dos recursos hídricos e a destinação adequada dos resíduos sólidos. 

Mascotes:

Desde a sua implementação, o Adasa na Escola conta com o auxílio de super-heróis do consumo consciente que colaboram, por meio de cartilhas, para a formação de Guardiões da Água, título que os alunos recebem após realizarem o juramento do guardião com o objetivo de disseminar ações contra o mal da poluição e do desperdício da água. Os personagens Aqua e Hidro, criados em 2010, foram os primeiros a receber essa incumbência e estão presentes nas cartilhas distribuídas às crianças.  

O segundo mascote do programa foi criado em 2012 e tem o formato de gota. Foi escolhido por meio de um concurso de desenho que envolveu crianças do ensino fundamental I de escolas públicas do DF.

A mascote Gotita, criada pela Adasa para do 8° Fórum, evento realizado em Brasília em março de 2018, teve o nome definido por meio de votação em escolas públicas e privadas do DF. Ela está presente em todos os eventos que contam com a participação do Adasa na Escola e em visitas às escolas. 

Parcerias

Durante esses dez anos, o Adasa na Escola conta com a parceria de instituições públicas do DF. Entre elas, com a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEDF), Brasília Ambiental (IBRAM), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB), Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), Secretaria de Meio Ambiente do DF (SEMA) na capacitação de professores e profissionais de educação no curso de “Gestão Sustentável da Água e dos Resíduos Sólidos” e “Guia Trilhas e Caminhos para Sustentáveis nas Escolas no Distrito Federal” e na cooperação com a Universidade de Brasília (UnB), por meio da parceria do programa “Pare, Pense e Descarte” e “Agente Ambiental Mirim”.

Reconhecimento internacional

Durante o 8° Fórum Mundial da Água, o Adasa na Escola recebeu convite para participar do concurso International Water Association (IWA), que premia projetos sobre inovação social, pesquisa e empreendedorismo voltados para o setor da água. O programa foi inscrito na categoria Governança, Instituições e Empreendimento Social.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br



OuvidoriaCanais de Atendimento
A Adasa possui os seguintes canais de atendimento
Fale com a ADASA

Geral

(61) 3961-5000 ou (61) 3961-4900

Telefone

Ouvidoria

162