Plano de Ação do Paranaíba-DF é apresentado em reunião pública

 

Mais uma etapa da elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF (PRH Paranaíba-DF) foi apresentada durante reunião pública realizada na quarta-feira (4/3), na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Na ocasião, agentes envolvidos na gestão da bacia conheceram as diretrizes para implementação dos instrumentos de gestão e programas e subprogramas do Plano de Ação.

O objetivo do PRH do Paranaíba é indicar ações e investimentos para garantir a quantidade e qualidade da água dos rios Paranoá, Descoberto, São Bartolomeu, Corumbá e São Marcos, para os próximos 20 anos.

Para o diretor da Adasa Jorge Werneck, a consolidação do Plano de Ação é a fase mais importante do estudo. “A partir do direcionamento de custos e ações, conseguiremos ter uma participação mais efetiva de todos envolvidos com a gestão do Paranaíba”, disse.

O estudo, que está em fase final de elaboração, vem sendo realizado, de forma participativa, desde 2018 por meio de oficinas de mobilização e de consultas públicas.

Entre as fontes de dados utilizadas na pesquisa, estão informações das estações pluviométricas e fluviométricas da Adasa e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). Também foram analisadas as informações das 6 mil outorgas concedidas na área de estudo e as principais demandas hídricas nas regiões.  

A última consulta pública para receber contribuições ao relatório final do Plano segue até o dia 17 de março. Em abril será realizada audiência pública na Adasa.          

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br



OuvidoriaCanais de Atendimento
A Adasa possui os seguintes canais de atendimento
Fale com a ADASA

Geral

(61) 3961-5000 ou (61) 3961-4900

Telefone

Ouvidoria

162