Adasa lança Semana Lago Limpo

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lança na próxima semana a 8ª edição da “Semana Lago Limpo”. O evento será aberto na terça-feira (10/9) e se estenderá até sábado (14), com ações de limpeza e conscientização.

A semana será aberta na sede da Adasa, com palestras sobre a qualidade da água do Lago Paranoá, proferidas pelo diretor da agência, Jorge Werneck e pelo analista do Sistema de Saneamento da Caesb, Fernando Starling. A sessão solene será aberta às 9 horas, com a participação do diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, e representantes da Companhia Fluvial de Brasília, da Secretaria do Meio Ambiente, do Brasília Ambiental (Ibram), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Administração Regional do Lago Norte, da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe/SSP), da Polícia Militar do Distrito Federal , do Corpo de Bombeiros, da Universidade de Brasília, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranaíba-DF; do Serviço Social da Indústria e do Movimento Ocupe o Lago.

Nos dias 11 e 12 de setembro, dois pontos do Lago Paranoá, localizados nos bosques do Ibram (em frente ao Pontão do Lago Sul e ao Lado da Ponte JK) passarão por limpeza. O serviço será executado por reeducandos.

A Semana Lago Limpo se encerrará no sábado (14), na Praia Norte, antigo piscinão. Das 10 às 13 horas haverá oficinas e brincadeiras para as crianças; participação da mascote da Adasa, Gotita; orientação de educadores ambientais do programa Adasa na Escola; exibição de maquetes do ciclo da água; canoa havaiana, aulas de yoga e fit dance.

Haverá também a participação de mergulhadores, demonstração de equipamentos da Marinha e travessia eficiente de natação para demonstrar que pessoas com deficiência física também podem fazer uso do lago.

A Caesb oferecerá jogo de trilha, laboratórios de microbiologia e vídeos educativos.

Em sete edições, a Semana Lago Limpo recolheu mais de 30 toneladas de lixo do Lago Paranoá. Em sua maioria são garrafas, latas, plásticos e restos de churrasco. Entre os objetos inusitados, computador, carrinho de supermercado e máquina de lavar. Mas, felizmente, o volume vem diminuindo. Em 2012 foram recolhidas 8,4 toneladas, no ano seguinte, 9,1 e em 2017 uma tonelada.

Veja a programação da abertura:

Data: 10 de setembro de 2019 (terça feira)

Local: Auditório Humberto Ludovico

9:00 – 10:30       Abertura Solene